Pessoal,
Nos próximos dias, estarei criando uma "mini-série" de posts baseado no servidor de Web da Microsoft, o Internet Information Services 7.0. O objetivo será, através de notas curtas, fornecer detalhes técnicos desta poderosa plataforma para aplicações Web e como os ITPros podem se beneficiar dela em seu dia a dia.
Por onde começar ?
O IIS 7.0 é um componente opcional do Windows Server 2008. Isto significa que ele não vem instalado por padrão ao término de uma instalação básica do Windows Server.
O IIS 7 está disponível em todas as edições do Windows Server 2008, a saber:
- Web Edition (versão especial, onde apenas o servidor IIS e Media Server podem ser instalados. Essa versão é ideal para webfarms, e possui um custo mais baixo do que as versões convencionais). Essa versão suporta até 4GB de memória e 4 Processadores na versão 32 bits
- Standard Ediditon
- Enterprise Edition
- Datacenter Edition
Todas essas edições, em ambas as versões 32 e 64 bits e também, Itanium. Vale lembrar que o Windows Vista, mesmo sem o Service Pack 1, já possui uma versão do IIS 7, destinada a desenvolvedores e testes locais. Porém, essa versão não contém 100% as funcionalidades do IIS que vem no servidor. Por exemplo, a versão do Vista não tem suporte a Shared Config e Remote Administration . Assim, a orientação é que se você realmente necessita testar um servidor Web, faça-o utilizando alguma edição do Windows Server 2008 (que está disponível gratuitamente para testes em sua versão RC1)
Um link que pode ser considerado como a "Home Page" do IIS 7 na web é o site do time de produto: www.iis.net . Neste site, temos tutoriais, documentações, guias passo a passo, etc, tudo elaborado pelos responsáveis do produto. É um ótimo guia para quem não se atrapalha com o inglês.
No próximo post meu falarei um pouco sobre os pilares que o IIS 7 foi construído.