Instalando o PHP Manager no IIS

Pessoal,

Muita gente pediu e foi lançado no Codeplex o PHP Manager. Com essa ferramenta você pode gerenciar uma ou mais versões de PHP, mas só é compatível com o IIS 7 e 7.5. Segue abaixo mais informações da ferramenta:

  • Registrar o PHP no IIS;
  • Rodar várias versões de PHP em sites diferentes e até mesmo em um único site;
  • Verifica o que está rodando no PHP utilizando a função phpinfo;
  • Configurar várias opções do PHP;
  • Você pode ativar e desativar extensões do PHP;
  • Gerenciar remotamente a configuração do PHP no arquivo php.ini.

Para instalar, faça o download do arquivo em http://phpmanager.codeplex.com e instale normalmente (NEXT, NEXT e FINISH) 🙂

No IIS, irá mostrar um novo ícone como a imagem abaixo.

Se aparecer o ícone PHP Manager que está em destaque, é porque a instalação deu certo. Clique no ícone PHP Manager para efetuar a configuração.

A tela acima é a principal, sem nada configurado. Note que ele alerta que não há PHP habilitado nesse servidor.

Primeiro temos que efetuar o download do PHP, vá no link http://windows.php.net/download/ e faça o download da última versão do PHP. Nesse tutorial estou utilizando a versão 5.3.3 (VC9 x86 Non Thread Safe), lembre que a Non Thread Safe é a indica, pois funciona com o FastCgi.

Descompacte o arquivo e renomeie o diretório para C:\PHP\PHP5.3.3, para ficar melhor organizado. O próximo passo é voltar no IIS e clicar em Register new PHP version e selecione o arquivo php-cgi.exe que fica no diretório do PHP. Pronto, após isso irá apresentar a tela abaixo:

Na imagem acima, note que ele mostra a versão do PHP, onde fica localizado o php.ini, já configura os erros para um arquivo de log, quantas extensões estão habilitadas e quantas não estão, enfim, uma tela bem amigável com as informações mais importantes que o administrador precisa saber. Quando você registra uma versão de PHP, todos os sites passarão a utilizar esse PHP por padrão.

Além disso você pode registrar mais de uma versão de PHP, faça o download da versão desejada e faça o mesmo procedimento de registrar uma nova versão de PHP, após isso ele mostrará duas ou mais versões que você instalou como mostra no gráfico abaixo. Com isso, você pode alternar as versões de PHP em vários sites. Para isso, entre em algum site configurado no IIS, e clique em Change PHP version.

Além disso você pode efetuar as configurações do php.ini sem ter que editar o arquivo, tudo através do PHP Manager como mostra as imagens abaixo:

Note que na imagem PHP Erro Reporting você escolhe se o site está em produção ou em desenvolvimento, se o site estiver em desenvolvimento, o PHP Manager vai habilitar os erros detalhados em tela, debugs, warnings, etc. Quando você tiver corrigido tudo, habilite o modo produção, que se algum dia aparecer algum erro será apresentado uma erro amigável, e escreverá os erros no arquivo de log.

Na extensões, basta você clicar com o botão direito e habilitar ou desabilitar. Sobre a configuração do PHP, merece um post com umas dicas, que me comprometo em fazer.

Espero que façam bom proveito dessa excelente ferramenta que faltava para ajudar na administração do PHP no IIS.

Um abraço a todos!

Esta entrada foi publicada em IIS e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

4 respostas a Instalando o PHP Manager no IIS

  1. Rafael disse:

    Totalmente excelente…

    Realmente faltava isso no IIS, pena que é só pro 7+… No IIS6 isso seria uma mão na roda tbm!!!

    Abraço!

  2. Pingback: Instalando o PHP Manager no IIS « Marcelo Lucas [Live] Space

  3. Thiago Silva disse:

    Pablo,

    Excelente post, uma ótima explanação sobre o tema!

    Obrigado

    Thiago Silva

  4. Yure Kesley disse:

    Cara, foi o melhor post que eu já vi. Bem explicado é com umas dicas…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *