O crescimento no Web Platform Installer

Quando a Microsoft anunciou o WPI eu imaginei que seria de muita importância a comunidade em facilitar a instalação dos componentes e plugins para o IIS. Mas o sucesso foi bem mais do que imaginei. Depois foi lançado o Web App Gallery, onde instalava aplicações (não me recordo quais tinham). A Microsoft então decidiu unir os dois softwares na versão 2.0, no WPI você pode instalar tanto componentes e plugins do IIS como aplicações como WordPress, Joomla, DotNetNuke, Umbraco, etc., veja a relação completa aqui. Se você quiser, ainda pode propor adicionar sua aplicação na lista.

A Microsoft transformou o WPI como um tipo de Windows Update para o IIS. Onde com ele você pode atualizar suas aplicações, plugins e componente com um único click. Muitos usuários não conseguiam configurar o PHP no IIS da forma ideal que é com o fastcgi, onde você consegue um ganho de processamento enorme. Já no WPI, basta você clicar no PHP e ele faz todo o trabalho de selecionar o que precisa para funcionar (CGI, FastCgi, WinCache, etc.) e pronto, seu IIS está preparado para funcionar com PHP de forma otimizada.

Eu ajudo usuários no fórum do technet sobre IIS. Vários usários que possuem problemas em instalar algum componente no IIS 7, tanto no Windows Server 2008 como no Windows 7, quando eu aconselho utilizar o WPI, esses usuários conseguem fazer de uma forma bem simples.

Provedores que vendem servidores virtuais como a UOLHosting e a HostWeb, já estão disponibilizando o WPI no desktop, para facilitar aos usuários efetuar a instalação do IIS ou de algum aplicativo, evitando que acionem o suporte, o qual é pago.

Depois de instalar o WPI e instalar o que você precisa, fique regularmente abrindo o aplicativo para verificar se existe alguma atualização. Claro que isso não substitui o Windows Update, pois se sair uma falha no IIS, somente o Windows Update lança a correção.

Espero ter esclarecido mais sobre o WPI e espero que utilizem! Dia 22/01 irei participar de um Webcast da Microsoft junto com Igor Humberto, e vamos mostrar como funciona o WPI utilizando demos. Se inscreva e participe. Segue abaixo link:

https://msevents.microsoft.com/CUI/WebCastEventDetails.aspx?EventID=1032439694&EventCategory=4&culture=pt-BR&CountryCode=BR

Esta entrada foi publicada em IIS. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas a O crescimento no Web Platform Installer

  1. Michael Araujo disse:

    Caro Amigo, Pablo Weyne.

    Muito Legal sua contribuição, pois eu estava levando um “Baile” do IIS para configurar o PHP no WIN 7 Pro, isso realmente vai ajudar muito.

    Porem depois de tudo instalado e computador reiniciado, as web pages não funcionan. Qual seria o motivo acontecer ? (vou colocar aqui uma sintese dos erros, se puder me ajudar dando uma luz, seria de grande valia).

    Erro HTTP 500.19 – Internal Server Error
    A página solicitada não pode ser acessada porque os dados de configuração relacionados à página são inválidos.

    Módulo DefaultDocumentModule
    Notificação ExecuteRequestHandler
    Manipulador StaticFile
    Código de Erro 0x800700b7
    Erro de Configuração Não é possível adicionar a entrada de coleção duplicada do tipo ‘add’ com o atributo de chave exclusivo ‘value’ definido como ‘index.php’
    Arquivo de Configuração \\?\C:\inetpub\wwwroot\web.config
    URL Solicitada http://localhost:80/conforpes
    Caminho Físico C:\inetpub\wwwroot\conforpes
    Método de Logon Anônimo
    Usuário de Logon Anônimo


    5:
    6:
    7:

    Quais seriam as prováveis causas ???
    Agradeço desde já.

    Michael Araujo

  2. admin disse:

    Olá,

    Posta tua dúvida detalhada no fórum de IIS. Eu te ajudo por lá, é mais fácil de trocar mensagens.

    http://social.technet.microsoft.com/Forums/pt-BR/winiispt/threads

    Abração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *