Novidades no IIS

Foi anunciado no MIX 2009 várias novidades para o IIS:

– Microsft Web Platform Installer 2.0 Beta –  A versão 1.0 já achei uma ferramenta excelente e muito útil para instalar e administrar os componentes para o IIS. Agora é possível instalar aplicações como o WordPress, DotNetNuke, Drupal, etc. Nessa versão beta já vem vários softwares adicionais (alguns são betas também), e um que me deixou muito animado, é que agora é possível instalar o PHP de forma mais simples, basta selecionar e pedir para instalar, putz, sonhei tanto com isso! Tudo o que a Microsoft lançar de aplicativo para o IIS, estará nesse software, e quando sai uma nova versão, você fica sabendo. Sinceramente, isso merece um post exclusivo, irei preparar com as telas.

Download – http://www.microsoft.com/web/downloads

Application Request Router (ARR) 2.0 Beta – Foi lançado a versão 2.0 beta do ARR acrescentando o cache em disco e o suporte a proxy.

FTP 7.5 – A novidade é que o desenvolvedor pode customizar a publicação do serviço FTP. Irei verificar como isso funciona melhor.

Webdav 7.5 – Agora o compartilhamento é feito pelo servidor e cliente, para evitar perder arquivos na hora das atualizações.

Advanced Logging beta – Microsoft está lançando uma ferramenta melhor de logo, acrescentando mais opções de logs como por exemplo: Log em tempo real, client-side log, etc. Outra ferramenta que também me interessa muito e vou testar a curto prazo.

IIS Snap-in for Windows Powershell – Mais funções para gerenciar o IIS por linha de comando usando o powershell.

– Web Deployment Tool – Outra ferramanta excelente para desenvolvedores, onde eles podem utilizar para efetuar deployment, migração e administração. Também serve para migrar servidores de IIS6 para IIS7. É uma ferramenta poderosa e a Microsoft está surpreendendo cada vez mais. Maiores informações: http://www.iis.net/extensions/webdeploymenttool

Media Services 3.0 beta – Microsoft está lançando uma atualização do seu software de streaming, eu já uso desde a primeira versão e sempre gostei. A novidades são que é possível trabalhar com vários extensões, Smooth Streaming e um sistema novo de log.

Database Manager – Permite gerenciar bases de dados local ou remoto a partir do IIS Manager. Nativamente ele é compatível com o SQL Server, mas segundo o site, ele é compatível para outros bancos de dados.

Particulamente, fiquei muito feliz que a Microsoft está investindo muito no IIS. Irei testar alguns softwares e postar aqui.

Esta entrada foi publicada em IIS. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *