Instalando o WordPress no IIS7 – Windows 2008

Com o lançamento do Web Platform Installer 2.0 Beta ficou bem mais fácil instalar o PHP e aplicações no IIS. Nesse post irei ensinar como instalar o WordPress no IIS7, e como ficou extremamente fácil. Não precisa ter o IIS instalado, já que o Platform Installer irá se encarregar disso.

O pré-requisito para instalar o WordPress é que você tenha um MYSQL instalado no servidor, atualmente não é possível instalar o WordPress com o Platform Installer utilizando MYSQL remoto, porém, é possível fazer de forma manual. Se você não sabe instalar o MYSQL no Windows 2008, acesse o link http://learn.iis.net/page.aspx/353/installing-and-configuring-mysql-for-php-applications-on-iis/.

Após instalar o MYSQL, O Platform instala o MySql automático na nova versão. Faça o download o Platform Installer 2.0 em http://www.microsoft.com/web/downloads/platform.aspx, nesse post ainda está na versão beta, mas eu já aconselho utilizá-lo.

Após ter instalado o MYSQL e o Platform Installer, precisa ter internet, já que o software irá efetuar o download do WordPress, PHP, MYSQL Connector, etc.

Vamos agora ao que interessa. Vamos supor que você não tem o IIS instalado e quer instalar o WordPress em seu servidor, então você se pergunta: O que é preciso instalar do IIS para o WordPress funcionar? Não se preocupe, o Platform Installer faz isso por você.

clip_image002

Na imagem acima selecione WordPress. Clique em Install que irá aparecer à tela abaixo:

clip_image004

Nessa tela, você pode observar que o Platform Installer selecionou o que deve ser instalado no IIS7, inclusive o PHP e o MYSQL Connector. Após clicar em I Accept, o software irá instalar os componentes do IIS e efetuar o download dos que não são padrões.

clip_image006

A próxima tela a ser mostrada é essa. Onde você escolhe o nome da aplicação, onde o padrão é WordPress, mas você pode trocar para blog, por exemplo. Se você já tiver um domínio, por exemplo, http://blog.site.com.br, em Web Site, escolhe New Web Site. E preencha como a imagem abaixo:

clip_image008

No nosso exemplo, vamos utilizar a instalação padrão utilizando a primeira imagem. Após clicar em Continue, a próxima tela é de configuração do banco MYSQL.

clip_image010

Em Create new or use existing database, selecione Create new database e preencha a senha atual de root e a senha que você quer para o base de dados do WordPress, o resto pode deixar como está e clique em continue.

Pronto o WordPress, PHP e IIS foram instalados e configurados para que o WordPress funcione sem problemas como mostra na tela abaixo:

clip_image012

Para testar o WordPress, clique em Launch your web application now. Será aberto o browser com o site do WordPress para você configurar de acordo com sua necessidade. Segue a imagem abaixo:

clip_image014

Apesar de ter várias telas, a instalação é relativamente simples. A versão oficial do Platform Installer 2.0, não deve mudar nada em relação à instalação do PHP e WordPress, se mudar, eu posto aqui. Espero ter ajudado!

Esta entrada foi publicada em IIS e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 respostas a Instalando o WordPress no IIS7 – Windows 2008

  1. Carlos Saraiva disse:

    Instalei o wordpress na minha máquina, em localhost ele funciona perfeitamente mas quando alguem de fora o acessa a página se mostra defeituosa.. Como configuarar server para que ele busque as informações no meu servidor, pois na propriedades das imagens e dos links na maquina externa esta "http://localhost" mas no caso ele deveria procurar no meu ip não? Se puder publicar algum tutorial de como configurar um server direitinho seria legal. Grato, Carlos.

  2. admin disse:

    Me explica melhor via e-mail, que eu posto aqui um tutorial.

  3. Carlos disse:

    @Carlos Saraiva
    Carlos, basta nas configurações do WordPress você colocar o dominio que vc esta acessando o site. Isso resolve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *