Instalando o moodle no IIS

Pessoal, nesse post irei explicar como instalar o moodle utilizando o Web Platform Installer. O moodle é um sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação de comunidades on-line, em ambientes virtuais voltados para a aprendizagem. O moodle está crescendo cada vez mais, no site do moodle indica que no mundo existem 49961 sites ativos, onde 3079 são Brasileiros.  Você pode ver a listagem dos sites brasileiros em: http://moodle.org/sites/index.php?country=BR

1 – Se vocês não tem o Web Platform Installer, é necessário instalar, para baixar, clique aqui.

2 – Após a instalação, vá na aba Web Applications, selecione Moodle e clique em Install, como a imagem abaixo:

moodle

3- Após selecionar o moodle, o WPI se responsabiliza em selecionar o que deve ser instalado e efetuado download, como a imagem abaixo:

4- Na imagem acima você observa que foi selecionado o Moodle, PHP, URL Rewrite 2.0, MySql Connect, MySql Essential, WinCache, etc. Após clicar em I Accept. Será mostrado a tela abaixo solicitando a senha de root do MySql, que é a senha de administração do MySql do servidor, portanto, coloque uma senha forte. Depois de digitar a senha, será efetuado a instalação do IIS e o download dos componentes necessário para o funcionamento do Moodle.

5 – O próximo passo será configurar em que site deve rodar a aplicação do Moodle. Você pode configurar no default web site ou criar um site novo, depende de como você irá utilizar. Se o Moodle será o seu site principal, siga a configuração da imagem abaixo. Se quiser configurar o moodle em uma aplicação (www.site.com.br/moodle), coloque /moodle no ‘Moodle’ application name:

6 – Após configurar o site, será a vez de configurar a aplicação. Vamos configurar o nome do banco de dados (o padrão é moodle), o login (o padrão é moodleuser), a conexão do banco (localhost, já que o MySql foi instalado localmente). Você vai precisar da senha de root para criar os dados no MySql, e também coloque uma senha forte para o usuário moodleuser. Particulamente, não gosto de utilizar nomes padrões para login e banco, pois fica mudando o padrão já é um obstáculo a mais para quem quiser hackear.

Depois de configurar a aplicação, começa a ser instalado o moodle e será mostrado um resumo do que foi instalado.

7 – Após tudo estiver instalado, abra o IIS e verifique se apareceu a aplicação. Eu  instalei no Default Web Site com o nome da aplicação de Moodle.  Do lado direito da tela clique em Browser para abrir o site o Moodle. Segue abaixo a imagem do IIS e da página principal do moodle:

8 – Pronto, o moodle está funcionando. As telas a seguir são transaction do MySql, que não precisa ser mostrado, além de serem grandes. São 10 telas. Após os transactions do MySql aparecer a tela de configuração do administrador. Na senha de administrador, o moodle exige que a senha seja forte.

9 – A próxima tela é para configurar a página principal do Moodle, com o nome da página e informações sobre ela. Fica a critério de cada pessoa. E finalmente, será apresentado a tela abaixo, que é a tela principal do moodle.

10 – O menu do lado esquerdo é a administração do Moodle, você pode inclusive colocar ele em português clicando em Language, Language Packs e instala o Português – Brasil. Depois de instalado clica em Language Settings e altere o Default Language para Português – Brasil, vá também em Language editing e altere para Português – Brasil.

Na administração você também pode escolher um tema ou pode efetuar o download de um tema mais incrementado que existem. Espero que esse post consiga ajudar os usuários. Um abraço a todos!

Esta entrada foi publicada em IIS. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 respostas a Instalando o moodle no IIS

  1. Pingback: Instalando o Moodle no IIS 7 | Rubens Handerson Zolotujin

  2. fabio disse:

    Olá,

    Gostei e usei seu tutorial mas a versão do moodle que está disponivel no IIS é a 2.3 e gostaria de instalar a versao 2.0 ou 2.2
    Sabes me dizer como faço essa migração/regressao da versão ???

    Obrigado

  3. admin disse:

    Não testei …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *