Instalando o Microsoft Web Platform

Decidi testar o Microsoft Web Platform na minha VM do Windows 2008 e mostrar como essa ferramenta vai ajudar e muito a instalação de um servidor Web. Antes e no decorrer do lançamento do Windows 2008 a Microsoft deu uma ênfase enorme no IIS7, mas depois do lançamento, achei que esfriou por conta de outros softwares como o SQL Server 2008, Hyper V, etc. Com o lançamento de um portal para os serviços Web http://www.microsoft.com/web e o lançamento do Microsoft Web Platform Installer me deixou bastante animado 🙂

O Microsoft Web Platform é um software que centraliza a maioria (acho que todos) os programas que um servidor Web/aplicação necessita, inclusive os que foram e estão sendo lançados.

Vamos a instalação passo a passo:

Na primeira tela, você escolhe se quer a instalação Completa, para Desenvolvedores ASP.NET ou você mesmo escolher o que deve ser instalado, eu prefiro a última opção.

image

Na segunda tela, você pode escolher os templates. Por exemplo, se você quer instalar somente PHP, ele vai selecionar o que é necessário para o PHP rodar, nem ASP simples ele instala. Eu prefiro selecionar o Default e escolher o que eu quero instalar. Como nos servidores que eu administro geralmente rodam PHP, ASP e ASP.NET, eu seleciono praticamente tudo. Na listagem tem programas que não estão na instalação padrão do IIS7 como por exemplo o beta do Microsoft Web Deployment Tool Beta 1, que é um software de deploy, sincronização, migração, etc e o URL Rewrite GoLive, entre outros.

image

Após selecionar os componentes Web que deseja instalar, vamos para a aba Tools And Framework. Nessa tela temos a opção de instalar o ASP.NET 3.5 SP1, SQL Server Express 2008 (excelente!),  o SQL Server Driver for PHP (novo driver lançado pela Microsoft para o PHP trabalhar melhor com SQL Server), o Visual Studio Express e o Windows Installer 4.5.
Para um servidor Web, eu instalo tudo, com exceção do Visual Studio, mas se você for um programador, fica ao seu critério.
Na aba ALL, junta tudo do Web Server com o Tools And Framework.

image

Após selecionar tudo o que você precisa, o software irá fazer o download do que não possui na instalação padrão e instalar tudo automaticamente.

image

Vocês puderam ver como agora está muito fácil a instalação de um servidor Web com todos os componentes lançados pela Microsoft em um só programa, esse primeiro beta me animou bastante, estou ansioso para a finalização desse software. Antes, eu tinha um diretório com todos os softwares que eu preciso para instalar em um servidor web, agora só vou precisar desse software.

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *