Instalando e configurando FTP7 no IIS7

Abaixo explico um passo a passo de como configurar o FTP7, que não é o padrão, no IIS7.

Os pré-requisitos são:

  • Ter o IIS7 instalado no Windows Server 2008 (qualquer versão).
  • Não ter o FTP da versão do IIS6 (na instalação do IIS7 possui esta opção, portanto, não instale).
  • Está logado como administrador.
  • Configuração compartilhada do IIS7 deve está desabilitada (Shared configuration) em cada nó do cenário de Web Farm, e, se necessário, habilitar após a instalação do FTP.

Após conferir os pré-requisitos, deve-se fazer o download do software de FTP nos links abaixo:

FTP7 – x86 – http://www.iis.net/downloads/default.aspx?tabid=34&g=6&i=1619
FTP7 – x64 – http://www.iis.net/downloads/default.aspx?tabid=34&g=6&i=1620

Após ter feito o download, basta instalar a versão correspondente. Na instalação será exibido as opções:

Common Files – Essa opção é padrão, pois são os arquivos básicos da instalação.
FTP Publishing Service – Outra opção padrão para que o FTP ser publicado.
Support for managed code features – Esse recurso é necessário quando o código recursos é gerenciado, tais como os usuários do ASP.NET ou usuários do gerenciador do IIS, serão usados com FTP. Esse recurso é opcional e não funcionará na versão do Windows Server Core.
Adminstration Features – Oferece suporte a administração usando O Gerenciador do IIS. É necessário que o gerenciador do IIS e o ASP.NET 2.0 estejam instalados.

Particularmente, acho todas as opções importantes. Fica a critério e cada pessoa.

Após a escolha das opções acima, a instalação será concluída. Abra o IIS Manager, e o módulo de FTP irá aparecer como a imagem abaixo:

FTP7

Por padrão, o FTP não aceita qualquer requisição de FTP, sendo necessário configurar em cada site. Nessa nova versão, cada site possui seu próprio FTP, ou seja, esse módulo de FTP irá aparecer em todo site que você publicar o FTP, como mostra abaixo:

FTP1

Na imagem acima, você pode verificar que o módulo de FTP não está instalado, e apareceu o ADD FTP Publishing, ou seja, publicar/configurar um FTP para esse site, que é o Default Web Site. Depois de clicar em Add FTP Publishing irá apresentar a tela abaixo:

FTP2

No IP Address, você coloca o IP específico para esse FTP ou permite acesso com qualquer IP como está na opção acima. A porta padrão é a 21.
No Virtual Host é que complica! A Microsoft alterou o padrão de conexão, e particularmente, não me agradou. Se o seu site for www.site.com.br o endereço do FTP for ftp.site.com.br, e você colocar o host ftp.site.com.br no Virtual Host, no momento que o usuário for logar, o login será: ftp.site.com.br|login. Nas versões anteriores não era necessário colocar o host antes do login, isso vai complicar bastante.
Se você deixar em branco o Virtual Host, não será necessário colocar o host antes do login, porém, se você tiver mais de um site no servidor, você não poderá fugir disso.
Portanto, vamos deixar em branco o Virtual Host (estou configurando como se tivesse apenas um SITE/FTP, para se conectar, pasta usar qualquer host que esteja apontando para o servidor ou o próprio IP), deixe a opção para inicializar o FTP automaticamente, e no SSL, como não vamos usar (depois vou explicar como configurar SSL no FTP), vamos marcar Allow SSL, e vamos avançar.

FTP3

Como não será um FTP aberto, vamos marcar Basic (se fosse aberto, como algum FTP Público, deveríamos marcar Anonymous) e abaixo vamos escolher quais usuários terão acesso a esse FTP. As opções são:

All users – Todos os usuários criados no servidor terão acesso.
Anonymous users – Qualquer usuário terá acesso, mesmo se não tiver usuário criado no servidor, mas como a opção anonymous não está marcada, não será possível escolher essa opção.
Specified roles or user groups – Regras criadas no servidor ou grupo de usuários, ou seja, será liberado para as regras e grupos informados.
Specified users – Libera somente para os usuários informados.

Eu uso a opção Specified roles or user groups, pois crio um grupo de FTP e libero para esse grupo e marco as opções Read e Write.
Após ter configurado as opções abaixo, o FTP já está configurado para o Default Web Site. Basta apertar F5 para que o IIS Manager mostre os módulos de FTP.

Lembrando que você pode alterar o diretório raiz do FTP em Advanced Settings do FTP, e esse diretório deve ter o GRUPO e/ou usuário configurado no FTP com permissão NTFS.

Dúvidas?
http://br.groups.yahoo.com/group/iishelp/
http://forums.microsoft.com/technet-br/default.aspx?siteid=29
http://www.iis.net

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *