IIS 7.0 (Internet Information Services) – Parte 2: Evolução da Plataforma

Antes de propriamente dito começarmos a analisar as novas características do IIS 7.0, é necessário salientar que desde há alguns anos uma base sólida para Web vem sendo construída pela Microsoft. Ao longo dos anos, houve evolução nos itens Segurança, Gerenciamento, Escalabilidade e Customização.

A tabela abaixo exemplifica muito bem essa curva de evolução. Em 10 anos, desde o IIS 4.0 com o Option Pack, até 2007/2008 com o Windows Server 2008 + IIS7.0, muitas alterações aconteceram, de acordo com a evolução do mercado e necessidade dos desenvolvedores e Profissionais de TI.

Por exemplo, em termos de arquitetura, hoje, no IIS7, há uma arquitetura totalmente modular. Você possui mais de 40 módulos que podem ser instalados quase que indivualmente para construir um web server totalmente adequado às suas necessidades. Com relação à segurança, em 1997, o IIS 4.0 era executado através de uma conta "LocalSystem", que possuía totais privilégios administrativos sobre o servidor. Hoje, ele é executado debaixo de uma conta com menor privilégio, garantindo uma segurança melhor.

Um ponto a destacar é que o IIS 6.0, plataforma amplamente utilizada com o Windows Server 2003, desde o seu lançamento há cerca de 5 anos, não teve nem sequer um hotfix crítico de segurança. Isto é comprovado pelo site especializado Secunia , que faz uma análise constante de sistemas operacionais e demais software de mercado. Isto representa uma evolução enorme e mostra realmente que a plataforma é confiável e já foi testada amplamente.

Relatório Secunia. Link direto: http://secunia.com/product/1438/?task=statistics

Fonte: http://blogs.technet.com/dbordini/

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *