Dynamic Website Activation no IIS 8.5

No IIS 8.5, a Microsoft lançou a feature Dynamic Website Activation. Essa feature só está disponível na versão 8.5, não sendo possível habilitar nas inferiores. A sugestão é efetuar o Upgrade do Windows, com as excelentes novas features, é a melhor opção.

Nas versões anteriores, quando o Windows Server era iniciado e o serviço do IIS subia, todos os sites eram iniciados. Por um lado é interessante pois quando o site obtiver seu primeiro acesso,  ele irá carregar rapidamente. Em empresas de Hosting, que possuem centenas de sites configurados, não há a necessidade de subir um site que possui pouco acesso ou nenhum (sim, existe esse caso!).

Agora, na versão 8.5, se o servidor possui 100 sites (esse é o padrão, podendo ser alterado que explico mais abaixo), o IIS não irá subir nenhum site ao ser iniciado. Em vez disso, o IIS irá subir cada site quando ele receber seu primeiro acesso. Essa funcionalidade irá economizar recursos do servidor, principalmente para quem possui centenas de sites. Se o servidor possuir menos de 100 sites configurados, ele irá se comportar como as versões anteriores.

A feature já é habilitada por padrão para IIS com mais de 100 sites, porém esse valor pode ser alterado. Conforme explico abaixo:

  1. Abra o IIS Manager;
  2. Em Connections, clique no nome do servidor servidor, e em Management clique em Configuration Editor;
  3. Expanda system.applicationHost e edite webLimits;
  4. Vá na opção dynamicRegistrationThreshold e sete o valor desejado;
  5. Reinicie o IIS.

É bem simples, não é? Espero que tenha ajudado.

Esta entrada foi publicada em IIS 8.5. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *